domingo, 26 de outubro de 2008

Carta ao leitor.


O presente trabalho tem como por afinidade, mostrar ao leitor a vida e obra de Machado de Assis.
Machado de Assis é o escritor mais importante da literatura brasileira e um espíritos mais lúcidos de nossa cultura. Criou entre nós o método universalizante de composição artística que consiste em interpretar a condição humana a partir da observação das pessoas do seu próprio tema.
Avesso a qualquer crença absoluta, Machado de Assis escreveu para problematizar, decorrendo desse procedimento uma verdadeira revolução formal e conceitural em nossa literatura, porque lhe assegurou um processo altoconsciente de representação estética.
Machado de Assis nao produziu nenhum grande retrato do Brasil como pretenderam fazer os românticos; antes, preferiu descrever através de um refinado sistema de símbolos, as estruturas do segundo Reinado e sua transição para a república.
A história está na ficção machadiana, mas é captada principalmente através de seus reflexos no universo moral dos indivídualismo. E sua grandeza maior provém da originalidade das formas que inventou para representar esses reflexos, razão pela qual se notabilizou como um dissecador devassador de intimidades: axaminava gestos e expressões diminutas,olhares dissimulados, risos e intenções secretas, enfim, pormenores de superfície que revelassem as vastidões do interior do indivíduo. Escreveu ininterrupdamente dos 15 aos 69 anos. Interessou-se por todas as formas de expressão literária: crônica, poesia, teatro, tradução, crítica, ensaio, conto e romance. Em todas essas espécies, deixou realizações importantes, tendo se mostrado um gênio no conto e no romance, mediante insistente busca de maneira mais própria de interpretar a vida e construir a arte. Seu estilo é dinamizado por uma inquietação do experimento formal, que torna a frase sarcástica, brincalhona, com feições de ziguezague. Esses experimentos incorporam a paródia, a ironia, a digressão, a polifonia e o humor entre outros recursos.
Apesar da complexidade dos processos compositivos, o vocabulário de Machado de Assis é simples, próximo da conversa diária da época em que viveu- por isso, seus textos, resultam espontâneos, com sabor de oralidade.
Em Machado, o humorismo é aliado do pessimismo, a amargura, a irritação que lhe causava o espetaculo da vida. O que o diferencia de grande numero de humoristas ingleses é a preocupação moralmente, a intenção de definir o homem e suas relações , na vida social. A fonte intelectual máxima do pessimismo Machadiano foi Pascal, desde muito cedo. Para Machado, o mundo em mau, o mal predominado sobre o bem, a dor sobre o prazer, a dor sendo a única realidade, pois da sua cessação é que decorre o prazer.

Nenhum comentário: